Curiosidades

Nova Onda do Imperador

Nessa introdução da animação dos estudios Walt Disney, vemos características comuns dos incas. Dentre elas, se destacam as vestimentas, lhamas (mostrando sua importancia), adornos em formato de deuses, inclusive na coroa do imperador mostrando sua divindade e detalhes da arquitetura. O desenho peca, porém, ao inserir elementos modernos no enredo: talheres, microfones etc. que devem ser relevados.




Mumificação

Três múmias foram encontradas no monte Llullaillaco, um vulcão de 6.739 metros de altura que fica perto da fronteira com a Argentina com o Chile saindo de Cuzco, capital antiga do império inca. Elas estão dentre umas das múmias melhores conservadas do mundo pelo fato de ainda terem sangue do coração e nos pulmões, órgãos internos intactos. Uma das múmias era uma menina de 15 anos de idade que chamaram de Donzela, outra menina com 6 canos de idade e um menino com 5 anos. Pelos exames de DNA, elas mostravam parentesco entre si. A menina de 6 anos, mostrava deformações no crânio, método usados pelos incas até para demonstrarem que pertenciam a uma família da realeza, a menina também foi atingida p or um raio pouco tempo após ter morrido de frio mostrando queimadura no rosto e nas roupas.
Donzela, a menina mais velha foi colocada no Museu de Arqueologia de Grandes Altitudes, na cidade de Salta na Argentina. Esse museu foi construído especialmente para abrigar os cadáveres.