Política

Sociedade

Todo inca era obrigado a trabalhar para o império em prol da prosperidade do mesmo e seu dever com os deuses.
O modo de produção era semelhante ao asiático, ou seja, a base da economia era a agricultura, exercida por camponeses com o direito e dever de cultivar as terras de sua comunidade.
Não havia apenas uma moeda; a compra e venda era feita por meio de trocas e escambo, o qual usualmente envolvia sementes, conchas e outras mercadorias. Havia pouca troca à base de “moeda”.





As diferentes classes se relacionavam através de, por exemplo, o ato do inca oferecer esposas aos curacas, e estes oferecerem esposas secundárias ao impedor.
A complexidade não era apenas na divisão populacional. No tahuantinsuyu também era assim: o território total era dividido em 4 partes, chamadas de suyus.
O suyu do norte era chamado de chicasuyu, o do sul era Kollasuyu, do leste Antisuyu e do oeste, Kuntinxugu. Cada um era um reino independente, liderado por um Apu. Os Suyus eram divididos em grandes estados e cada um tinha um governador.
Os estados, por sua vez, eram divididos em regiões, que podiam ser cidades ou aldeias habitadas por Ayllus. Quando alguém nascia, recebia uma quantidade de terra suficiente para seu sustento. Quando morria, a terra era devolvida ao governo.

Suyus em cores diferentes


Domínio Espanhol


Houve uma guerra que durou 12 anos para decidir quem seria o sucessor de Huayna Capac, um imperador que foi cruel com o povo Inca. A disputa foi ente Huascar , que era considerado pelos incas uma pessoa violenta, e Atahualpa, que dizia que era ao filho preferido de Capac, os dois filhos de Huayna Capac.
Huascar ficou furioso após essa declaração de Atahualpa. Essa guerra civil foi chamada de “Guerra dos Dois Irmãos”, que envolveu cerca de 100 mil pessoas.
Atahualpa ganha a disputa de uma forma violenta e se torna imperador, época em que o império decaiu.
Neste momento surgiram os espanhóis, que tinham como seu líder Francisco Pizarro, chamado pelos incas de “homem barbado” que matava os soldados incas com suas doenças transmitíveis.
O então “homem barbado” capturou Atahualpa e seus homens que estavam de viagem em busca de terras para o aumento de seu império. Fez de Atahualpa seu prisioneiro, maltratando-o, pois este tinha recusado o pedido de Pizarro de que todos os incas se convertessem a cristianismo.
Atahualpa, cansado de ser torturado pelos espanhóis, fez um acordo com Pizarro, dando-lhe prata e ouro. Este concordou, mas não libertou Atahualpa.
Huascar foi executado por oredem de Atahualpa com influência de Pizarro. que achava que o homem poderia comprometer seu domínio.
Depois de um tempo, Pizarro decidiu matar também Atahualpa, condenando-o a crimes, dentre eles o assassinato do próprio irmão, Huascar.
Pizarro então, explorou culturalmentte os incas, oprimiu e os converteu ao cristianismo, mudando radicalmente o jeito como o povo vivia.
Uma parte da cultura foi mantida, como as línguas faladas: quínchua e aimará. É por tudo isso que os países que habitam o território que era dos incas tem traços de cultura latina.
Mais tarde houve uma rebelião, tendo como líder Tupac Amaru, pela exploração opressiva dos espanhóis. Amaru foi considerado o último inca.

Pizarro Seizing the Inca of Peru, John Everett Millais