Território

Divisão Agrícola


A agricultura se espalhou por todo o Império Inca com o cultivo de grãos comestíveis, ervas e vegetais. Havia estradas e trilhas que ajudavam na distribuição da agricultura, desde o Chile até a Colômbia. O povo dominava mais de 700 tipos de vegetais e grãos, sendo os mais cultivados a batata, batata-doce, milho, pimentas, algodão, tomate, amendoim, mandioca e quinua (grão conhecido por eles). Eram plantados alguns tipos de ervas aromáticas e medicinais, além de folhas de coca. O Império fiscalizava toda a produção agrícola.
A civilização Inca foi a pioneira na utilização de técnicas de irrigação em seu plantio, usando varas e arados para renovar o solo e lhamas para transporte de colheitas. Outra atividade comumente praticada era a caça coletiva, com utilização de arco-e-flexa e zarabatanas. Caçava-se animais como cervos, aves e peixes, utilizados tanto para alimento como para vestimenta.




Divisão Territorial


Cuzco era considerada pelos Incas como o “coração do mundo”. Nesta cidade, que era a capital, tinham duas linhas imaginárias, em diagonal, de noroeste para sudeste e de nordeste para sudoeste. Então o império era dividido em 4 partes, chamadas de suyus (ver mais em política)


Expansão territorial


Pachacuti foi o imperador que mais mandou tropas para expandir seu imperialismo. Ele acrescentava terras e exército ao seu domínio de modo pacífico caso o povo conquistado cooperasse e ou violento caso contrário.
Quando os Incas conquistavam uma cidade com seu exército bem treinado, o povo destas cidades serviam aos incas e encorajavam a algumas pessoas a entrarem no exército. A máxima expansão do império aconteceu em 1450, quando conquistou as terras correspondentes ao Equador até o centro do Chile, região dos Andes.


Máxima Extensão Inca


Matchu Picchu


Conhecida como a “cidade perdida dos Incas” e considerada o símbolo do Império, é a cidade mais bem conservada pré-Colombiana, localizada no Peru. Foi construída no século XV, por ordens de Pachacuti, imperador da época.
É dividida em duas grandes áreas: a agrícola, onde é praticado o plantio, com recintos para armazenamento de alimentos; e a urbana, onde há praças e templos. Os Incas diziam que era a “passagem do Deus do Sol”.
A teoria mais aceita de como a cidade foi construída é que era uma “muralha” para proteger o imperador e supervisionar as cidade conquistadas., a qual foi “decoberta” em 1911 pelo professor norte-americano de Yale, Hiram Bingham e hoje é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Em 2007, foi considerada oficialmente uma das Sete Maravilhas do Mundo




Cuzco


Era o centro administrativo e cultural mais importante do Império Inca. A palavra “cuzco” quer dizer “umbigo do mundo”, pois era a capital do Império. Era também a cidade mais importante dos Andes.
Foi onde se estabeleceu Manco Capac e sua comunidade, mas os espanhóis modificaram a cidade inteira com igrejas e casas. A arquitetura se tornou uma mistura dos dois povos. O sonho dos Incas era que a cidade formasse a imagem de um puma, mas com a chegada dos espanhois, isso se tornou utópico.
Assim como Matchu Picchu, se tornou um Patrimônio Nacional da UNESCO